Nossa história
1765
Em 1765 a Câmara Municipal de São Paulo cita a Capela do Bom Jesus, construída pelo português José Braz onde está hoje a Escola Estadual Romão Puiggari.
1798
Em 1798 a Capela é reconstruída no local atual pelo devoto Tenente Coronel José Correia de Moraes com a ajuda de Dona Maria Bueno da Conceição.
1803
Em 1803 é inaugurada a Capela e o filho do Tenente Coronel, Padre Antônio Correia de Moraes, é nomeado Capelão.
1818
Em 8 de junho de 1818 a igreja é elevada a Paróquia (4.ª mais antiga da Arquidiocese de São Paulo) por El Rey sua Majestade Dom João VI. Na mesma ocasião é criada a Freguesia do Braz, sendo nomeado como primeiro pároco o Padre Joaquim José Rodrigues. Em 1839 e 1871 houve grandes reformas.
1896
É lançada a pedra fundamental da atual Matriz pelo Bispo Diocesano Dom Joaquim Arcoverde e com todo empenho do Pároco José Marcondes Homem de Melo que deixou a cargo dos engenheiros italianos, os irmãos Calcagno e do Arquiteto Adelmo Casali a construção da Igreja Monumental. A Arquiteto Jorge Krug projetou a cúpula que não estava no projeto original.
1903
Em 1 de janeiro de 1903 a solene inauguração da Monumental Igreja. Presidiu a celebração Dom Antônio Cândido de Alvarenga, Arcebispo de São Paulo.
Dias atuais...
Ao longo dos anos muitas reformas e manutenção se fizeram necessárias. E ainda hoje se faz necessário preservar esse templo que é orgulho e beleza do Bairro do Brás.
A Sagrada Face de Cristo
Em 1936, quando estavam pintando as paredes da Igreja, aconteceu um sinal significativo. Um dos pintores que fazia o trabalho e era ateu por convicção deixou cair uma trincha (brocha) que resvalou na parede. Nesse local, por intercessão Divina, apareceu a Sagrada Face de Cristo. Quem notou a ocorrido foi o então coroinha Pascoal Centrone e era Pároco o Monsenhor Martins Ladeira. O Pintor ao ser indagado do ocorrido lembrou o fato da queda e do resvalo da trincha na Parede. De joelhos e em prantos se converteu para Glória de Deus. Em seguida vieram especialistas que comprovaram que se tratava de uma imagem perfeitíssima, que nunca havia sido pintada, mas simplesmente apareceu.
Dízimo, ofertas e doações
CNPJ 63.089. 825/0033-21
“Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de toda a minha renda.” (Lc 18,12)
A presença italiana
A primeira e grande imigração italiana em São Paulo se dá no final do século XIX e início do século XX. O Brás recebe a grande maioria desses imigrantes. Justamente nessa época começa a ser construída a Igreja Monumental do Senhor Bom Jesus do Brás. O pensamento do Pároco Monsenhor José Marcondes Homem de Melo era de fazer uma igreja no estilo italiano (românico) para os imigrantes, principalmente os italianos. E assim foi idealizado e feito. Os engenheiros Irmãos Calcagno, o Arquiteto Adelelmo Casali e os operários eram em sua maioria italianos. Tamanha era a quantidade de imigrantes, que a Paróquia tinha um Vigário italiano para atender confissões e atendimento geral. Desde 1911, com a fundação "Unione Catholica Italiana", a Paróquia do Bom Jesus era naturalmente a Paróquia da "Sacra Comunidade Italiana", com atendimento e missa no idioma italiano. Isso até o final dos anos 60. Com toda presença marcante e ajuda da comunidade italiana, todas pinturas sacras, esculturas e embelezamento foram feitos por artistas italianos como Arnaldo Mecozzi, Carlos Oswald, Giacomo Scopoli, Bassano Vaccarini, entre outros. A criação das igrejas e futuras paróquias vizinhas como San Gennaro, San Vito e a Madonna de Casaluce nasce a partir da necessidade de auxiliar no trabalho pastoral da Paróquia do Bom Jesus do Brás e da "Unione Catholica Italiana", instalada na Igreja. Hoje pessoas que entraram no templo sentem a presença e a marca da "italianidade" registrada em cada espaço da nossa linda Igreja.
Uma das primeiras orações do Bom Jesus
Senhor Bom Jesus, sempre fostes o centro dos corações, na Vossa vida mortal e na Vossa vida eucarística.
Olhai para nós, humildemente Vos suplicamos.
Somos como crianças: e a elas jamais negastes bênção, proteção e carinho.
Somos sofredores, atribulados, sob o peso das nossas misérias: e Vós sempre fostes o verdadeiro suave conforto. Quisestes manifestar-nos Vossa bondade, não por aquilo que era grande, poderoso e permanente na Vossa pessoa divina, mas por aquilo que era uma transfiguração momentânea na Vossa vida - homem sofredor, mãos atadas, vestido de púrpura, coroado de espinhos, pronto para levar a cruz.
Pois é assim que também Vos queremos seguir, para depois Vos acompanharmos na transfiguração gloriosa da bem-aventurança eterna. Amém. (Pai-Nosso, Ave-Maria, Gloria)
Senhor Bom Jesus do Brás, tende piedade de nós!
Paróquia Bom Jesus do Brás
11 3229-1404
11 98822-8267
Horário de atendimento: segunda à sexta das 8:30h às 17h| sábado das 8:30h às 12:30h